sábado, 15 de dezembro de 2007

I'm from America...Latina


PARTE 1

Ganhadores do Prêmio Nobel de Física este ano (foto).
Visualmente a América é um único continente. Um grande continente. Porém, desde crianças somos acostumados a dividí-las em três grandes blocos. Quem nunca pensou na expressão muito utilizada mundialmente? "Ele(a) é americano(a)." Sim, eu também sou, muitas pessoas são. Mas não, eu não sou americana. Eu sou latino-americana. É o que diriam americano e talvez outras pessoas no mundo. Quantos latinos-americanos já ganharam o prêmio Nobel em áreas científicas (Economia, Física, Química e Medicina)?
O Prêmio Nobel recebe este nome em homenagem ao Sueco Alfred Nobel,inventor da dinamite e detentor de mais de 350 patentes e 20 laboratórios de pesquisa pelo mundo. Ele manifestou em seu testamento o desejo de destinar sua fortuna à pessoas que contribuíssem em diversas áreas para a melhora domundo. O prêmio passou a ser atribuído em 1901 nas seguintes áreas: Física, Química,Medicina e Fisiologia, Economia e Paz (este último não é entregue todos os anos). Este tema foi discutido em uma edição da Revista Galileu (sim, eu leio Galileu) a edição nº189, de abril/2007). Um ganhador do Prêmio Nobel, Bernardo Alberto Houssay um argentino que ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1947. O maior feito disso não é o Prêmio em si, até porque alguns pesquisadores latino-americanos já ganharam esse Prêmio, mas o fato de ele ter desenvolvido suas pesquisas inteiramente na Argentina. Houssay recebeu convites para atuar na pesquisa em outros países, mas recusou. Ele descobriu a "Função do hormônio pituitário no interior do metabolismo do açúcar".

Todo esses pensamentos surgiram quando eu li uma reportagem no jornal da Ciência, falando que este ano um brasileiro esteve muito próximo de ganhar um Prêmio Nobel de Física. Este ano o Prêmio saiu para um alemão e um francês pela descoberta em 1988 do Fenômeno da Magnetoresistência Gigante, responsável pelo desenvolvimento da eletrônica e da computação nos últimos anos. A respeito disso, um Físico brasileiro, da UFRGS atuou lado a lado na pesquisa deste fenômeno com o francês Albert Fert. O físico brasileiro Mario Norberto Baibich declarou: "Sem falsa modéstia, nós tivemos, eu e o Albert Fert, a idéia de fazer a medida desse material. Agora, o comitê entendeu que seria o caso de premiar o chefe do laboratório." Depois disso, nós podemos nos perguntar o porquê disso. E quem assistiu ao filme" Uma mente Brilhante"(2001) pode perceber que O Nobel envolve muitos assuntos,desde a pressão política que envolve a indicação dos candidatos até as Instituições que escolhem os vencedores do Prêmio. Neste caso, a IBM sofreu uma forte influência para o reconhecimento da dscoberta da Magneto resistência Gigante. Falo mais sobre isso no meu próximo texto.

Até mais! Obrigada aos que leêm.

Ao som de Queen...

5 comentários:

Anônimo disse...

\0/ 1°
aew erica eu sei que eu ainda num li o texto mais eu fiquei tão feliz em ser o 1° a comentar que eu vou comentar ler o texto e comentar sobre o texto
bjus
se cuida

Anônimo disse...

nossa, realmente eu adorei o texto muito bom mesmo, erica só tenho a te agradecer por esse texto e a todos vocês que implantram esse site na midia ( internet ) muito bom mesmo
bjos e abraços

Anônimo disse...

perdão

( nossa, realmente eu adorei o texto muito bom mesmo, erica só tenho a te agradecer por esse texto e a todos vocês que "implantaram" esse site na midia ( internet ) muito bom mesmo
bjos e abraços )

Unknown disse...

Muito bom o texto, e verdadeiro.O prêmio nobel parece ter sido reservado só para alguns povos,deixando muitas vezes de lado pessoas que também mereciam o prêmio, pois várias pesquizas científicas são feitas em conjunto com várias nacionalidades, mas apenas algumas são premiadas. Muito bom o texto Érica, continue sempre escrevendo mais e mais que eu vou sempre dar uma força!!

Raphael disse...

Oi. Achei interessante, a linguagem bem simples mas só que achei meio afobado, podia ter sido maior, acho que não ia ter problema
Eu particulamente gostei ^^