domingo, 9 de dezembro de 2007

Editorial NoveIdéias

Tudo começou em um pré-vestibular comunitário há 3 anos. De companheiros de classe que pouco se falavam à amigos virtuais que, agora, discutem opiniões e pensamentos.
Érica Azevedo, estudante de Química da UFRJ, Rafael Oliver, aluno de Administração na universidade Mackenzie-RJ, e eu, Rafael Barbosa, que curso a faculdade de Jornalismo na FACHA-RJ, decidimos criar um espaço para debater e expor idéias sobre os mais diferentes temas, tão importantes e presentes quanto interessantes.
A decisão de fazer este blog foi simples e fácil, pôr em prática nem tanto. Como não poderia deixar de ser, as primeiras divergências já apareceram na escolha do nome desta página. Mesmo após uma pequena consulta feita a alguns de nossos amigos, onde oferecemos os nomes “Minuto-Luz”, “Fast Jovem”, “Minuto Jovem”, e claro, “NoveIdéias”, não chegamos à conclusão alguma. Com nomes assim, não é tarefa difícil saber o porquê.
Por fim, foi selecionado “NoveIdéias”. O título foi inspirado na obra “As Nove Idéias mais malucas da ciência”, do físico norte americano Robert Ehrlich, que analisa algumas proposições totalmente contrárias à Física, à Biologia e outras ciências. Para que se compreenda melhor do que fala o livro, damos aqui dois exemplos das idéias loucas apresentadas por Robert: “É possível viajar no tempo” e “A AIDS não é causada pelo HIV”. Nele, o autor mostra sua visão, contudo, sempre apresenta o motivo daqueles que dele discordam.
Érica, dentre nós, a que mais entende sobre temas científicos, não pensou duas vezes ao indicar “NoveIdéias” para nomear este sítio. Os “Rafaéis” não tiveram alternativa, a não ser aceitar este como nome mais criativo e compatível com os objetivos do blog.

Com a palavra, a própria Érica.
"Cabe aqui destacar que o livro de Robert Ehrlich foi dado a mim, em meu aniversário de 2006, por uma amiga que conhecemos no pré-vestibular, Graziele, uma pessoa atenta a esses temas e que, de certa forma, acertou em cheio no presente. Ela ficaria muito feliz se contássemos a ela o motivo para tal nome.
Lembro bem quando dei a sugestão para o nome, eu estava com o livro ao lado do computador discutindo com o Rafael Barbosa no messenger e, então, escrevi “NoveIdéias”, sem pensar duas vezes. E nunca tinha pensado em tal fonética. Abri uma página no bloco de notas e escrevi logo os outros três nomes junto com a explicação para cada um deles."

Uma observação: As outras interpretações que possam aparecer para justificar a escolha do nome “NI”, sejam pela fonética, semântica - ou coisa que valha -, são absolutamente... aceitas!
Quanto ao objetivo do “NI”, pretendemos diversificar ao máximo as questões a serem abordadas e multiplicar os diferentes pontos de vista sobre elas. Além de levar aos que tiverem a paciência de acompanhar os nossos textos informações sobre acontecimentos atraentes e pertinentes, de maneira atual, compreensível e dinâmica.
Como novos habitantes da “Blogosfera”, nós temos um compromisso com nós mesmos e com o leitor. Escrevemos o que achamos, porém, sempre respeitando a pluralidade de opiniões. Não nos preocupamos com quantas pessoas vão passar por aqui todos os dias, porque, para nós, este projeto é uma experiência... Que esperamos, dê certo. Como me disse uma vez Tuca Hernandes - escritor de um outro blog de que gosto bastante -, no início, somos um “Zé Ninguém” que resolve, do nada, fazer malabares no meio do calçadão do centro. Um desafio de que não temos qualquer expectativa.
Repetindo, somos aquele Zé Ninguém... Mas cheio de idéias.
Até!

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu votei nesse nome, e não imaginei que tivesse uma história tão legal... xD

Unknown disse...

tá muito bacana o blog, espero q faça sucesso

boa sorte ai para os 3

tudo d bom

abraçãooo

Unknown disse...

no início, não tinha gostado do nome , mas depois eu pensei melho r e realmente e bem interessante, ainda mais agora q eu li a historia...
Gostei, e espero q faça mt sucesso!!!
bjs!

Anônimo disse...

Está muuuito 10!!!
Espero q faça sucesso!
E só por causa da história do nome, até me interessei em comprar o livro...rsrsrs
Kissus mil e Parabéns aos criadores ;*

Anônimo disse...

Sucesso nesse empreendimento..
Rafa será uma experiência fantástica pra vc e seus amigos

Anônimo disse...

LEgal ! A ideia do blog !
Sucesso ae!
me interessei pelo livro...
quem me conhece ja vai sair dizendo(so podia ser...)
hehehe

Anônimo disse...

Parabens rafa!

grande ideia!

sempre que eu puder estarei aqui comentando!!

abraçao!

realmente vc teve uma novaideia!

Anônimo disse...

Parabéns, pelo blog! Sucesso a vocês!
Abraços!