quinta-feira, 31 de maio de 2012

Anatomia de Gray

Teresina, Piauí. Não é bem sobre a cidade que vou escrever, mas estive por lá durante alguns dias quando finalmente consegui estar de férias pela primeira vez em sete anos no mercado de trabalho. Foram cerca de dez dias de bastante calor (chuva também), viagem de carro pelo litoral, sol, mar, amigos, muitas risadas e vários passeios para conhecer todos os lugares possíveis.

Em um desses passeios bem urbanos, resolvi entrar numa discreta e bem dividida livraria, no principal shopping de Teresina. Eu devo confessar que quase nunca consigo passar em frente a um lugar desses e não entrar nem que seja apenas para olhar e folhear alguns livros, mesmo que eu não leve nada. Andei pelo recinto, bem aconchegante por sinal, com mesa e cadeiras para o leitor degustar os livros antes de comprar e me deparei com um livro que me chamou muito a atenção na sessão de literatura médica...

Anatomia de Gray é o título em português do famoso livro de anatomia do autor Henry Gray, em inglês Gray´s Anatomy. Sim, você devem estar pensando “Esse cara é louco? O título do livro que está na foto é Gray Anatomia e o autor Charles Mayo Goss!!!”. Mas a resposta é não! Acabei usando a foto da capa deste livro, apenas contar a fato de um livro me remeter a um seriado que gosto bastante, chamado “Grey´s Anatomy”.

O drama médico-americano exibido desde 2005, pela rede ABC nos Estados Unidos é um folhetim protagonizado por Ellen Pompeo interpretando a Dra. Meredith Grey, residente do fictício hospital cirúrgico Seattle Grace, em Seattle, Washington, o mais rígido programa cirúrgico de Harvard. A série é focada nela e seus colegas, também internos, mostrando suas vidas amorosas e as dificuldades pelas quais passam no trabalho.

Sua autora, Shonda Rhimes apostou num formato bastante instigante, todos os episódios são iniciados por uma narração da personagem principal, Meredith Grey, cujo conteúdo sempre está diretamente ligado aos conflitos e problemas vividos pelos personagens e claro, o cotidiano de um grande hospital americano. Ao fim de cada episódio, a voz de Meredith aparece novamente, retomando a narrativa inicial do episódio e concluindo com uma boa lição de vida. Suas frases são dignas de citações, e muitos fãs criaram comunidades, blogs e até mesmo sites dedicados às frases mais marcantes. Já ouvi muita gente dizer que sempre se emociona ao final de cada episódio assistido, e isso, para mim, é devido à grande sensibilidade de quem o escreveu, contando fatos e situações da vida real, muitas vezes compartilhado por pessoas comuns, gerando então um processo que chamo de identificação.

Atualmente o público está acompanhando os momentos finais da 8ª temporada e como todo fã, eu também me incluo neste grupo, o desejo de saber se a história continurá em uma próxima temporada aumenta com o último capítulo, onde mudanças significativas acontecem com muitos personagens e a própria história em si.

Para conferir mais detalhes sobre a série, sugiro ler o artigo disponível no Wikipedia, que me parece bem completo, e ainda o Blog feito por fãs brasileiros e apaixonados pela série.

Abraços e até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

Amore, o post tá muito bom, só tem um trecho "cujo conteúdo sempre está diretamente aos conflitos e problemas" acho que faltou uma palavrinha, no mais transmite e muito o que nós fãs sentimos pela série. Lembrei de quando encontramos o livro aquele dia. How saudade, espero que vc venha mais vzs, terehell tá sempre de braços abertos pra vc amor meu.

Anônimo disse...

Ass - Tchescanita