terça-feira, 31 de agosto de 2010

A 'Moda Obama' no Brasil


Eleições, como parece ser de costume, não cativam muito os mais jovens. Hoje em dia, nem os mais velhos talvez. Até pela falta de um candidato carismático aos cargos do Executivo. De todo modo, é impressionante como a cada horário eleitoral, a qualidade (não me refiro a propostas, ideias) aumenta mais.

As que acompanhei parecem mais documentários. Músicas, fotografias, edições, recursos gráficos, enfim. Os filmes, agora mais do que nunca, dos partidos mais ricos merecem um reconhecimento. Se não dá para convencer com palavras, vamos à imagem e ao som. O apelo à emoção. Provavelmente, um efeito do jeito Lula de fazer propaganda política.

No entanto, o que me chamou a atenção mesmo - e há bastante tempo eu queria escrever isso aqui - é a influência de campanhas estrangeiras, mais especificamente a americana, nestas eleições brasileiras. Além do Twitter, usado por todos os candidatos embora vá ter pouco efeito prático no número de votos, e da arrecadação de recursos pela internet, de pouco êxito até então, é incrivel a semelhança entre as campanhas de Dilma e Obama.

Não só pelo ineditismo das candidaturas (um negro; uma mulher) ou pelo favoritismo. Mas pela logomarca. Alguns outros blogs já devem ter comentado sobre isso e só tive tempo de falar agora. Seria falta de criatividade? Cópia?


Pelo visto, mais do que presidente, Obama virou tendência. É a última moda em fazer campanha. Só que os jovens daqui não aderiram ainda, parece.

2 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Este comentário veio a calhar, foi muito bem observado, Rafael. Apesar de países diferentes, candidatos favoritos praticam o chamado 'benchmarking' eleitoreiro? Sádico não? Será que isso faz parte do movimento de globalização da alienação americana promovida pelos EUA em todo o mundo? Não sei... difícil não acreditar que isso seja verdade. Os partidos com mais recursos devem enviar estagiários [which means: mão de obra barata] para os estúdios de Hollywood a fim de aprenderem como fazer espetáculos 'hollywodianos'. O duro de assitir o horário eleitoral é aturar candidatos com propostas míopes e extraterrestres, 100% allheias das necessidades e da relidade brasileira.

Ufa! Desabafei...
Abraços xará!

Érica Azevedo disse...

Não entendi direito o que você quis dizer com "os jovens não aderiram ainda". Os jovens não se convenceram de votar na Dilma, é isso?
E eu realmente não tinha visto a logomarca da campanha Obama, agora vejo que as eleições já estão decididas. Tenho a impressão de que o candidato que eu apoio nunca vence. Interessante...