segunda-feira, 5 de julho de 2010

Os Musicais e Eu


Nunca escrevi sobre cinema, mas confesso: jamais gostei de musicais. Nem em teatro, nem no cinema, muito menos em séries de TV. Porém um dia, em meio ao estresse de fazer a minha monografia, resolvi me aventurar numa das mais recentes séries americanas contemporâneas: “Glee”. A princípio, por conta do meu descrédito pelos musicais, quase desisti de assisti-la. Passados dez minutos, a curiosidade não me deixou parar. Hábito que continuei cultivando, apesar de ter chegado ao fim a 1ª temporada. E afirmo: mudei minha opinião quanto aos musicais.

Com o fim da faculdade, o tempo começou a ser menos escasso. E foi num fim de semana em que aproveitei para adiquirir um terno adequado para minha formatura, resolvi passar em uma loja de departamentos e comprei alguns filmes em DVD. Mesmo antes de assisti-los, um deles me chamou bastante a atenção: “Cantando na Chuva” (Singin’ in the Rain) um clássico musical de 1951, que ocupada a 10ª posição entre a lista dos 100 Melhores Filmes do American Film Institute.

Ao assistir a esta obra de arte do cinema mundial, vários insights me foram provocados, dentre os quais o mais imperativo e relevante fato ocorrido no desenvolvimento do cinema mundial: a substituição dos filmes mudos pelos filmes falados. Esta grande mudança no cenário cinematográfico é retratado através de um romance, de cenas hilárias e muitos números musicais. Os personagens e atores Genne Kelly, David O´Connor, Debbie Reynolds e Jean Hagen, encenam esta grande história do cinema mundial, com muito riso, amor, diversão e principalmente dança. Isso porque apesar de feito em 1951, o filme remete aos bons e velhos tempo de Hollywood dos anos 1920, que em meio a grande crise econômica, vê a inserção de novas tecnologias como a possibilidade haver sons nos filmes que até então eram mudos e a trilha sonora feita separadamente para o filme. Aliado a tudo isso, a viabilidade do sincronismo entre som e imagem e o contraponto de não saber como gravá-lo. Surgindo então como saída e foco principal das cenas a música.

Outros dois pontos merecem ser destacados neste filme. O primeiro são os efeitos especiais tanto das maravilhosas danças e as particulares canções do mundo embrionário do show biz na época. O segundo é a dublagem, que passa a ser feita a partir do momento em que a reclamona personagem Jean Hagen – que apesar de ser a grande estrela do cinema mudo, era dona de uma voz sem qualquer vocação para o cinema falado – acaba sendo dublada pela afinada e talentosa Debbie Reynolds.

Sem dúvidas vale à pena conferir este grande clássico do cinema mundial, e não tenho pretensões de contar aqui toda a história do filme. Por isso, faço o convite para que assistam e aproveito para registrar aqui algumas informações para os que desejam conhecer melhor a Obra:

Título Original: Singin'in The Rain
Gênero: Musical
Origem/Ano: EUA/1951
Direção: Gene Kelly / Stanley Donen

Elenco:
Gene Kelly..........Don Lockwood
Donald O'Connor.....Cosmo Brown
Debbie Reynolds.....Kathy Selden
Jean Hagen..........Lina Lamont
Millard Mitchell....R. F. Simpson
Cyd Charisse........Dancer
Douglas Fowley......Roscoe Dexter
Rita Moreno.........Zelda Zanders

Prêmios: Golden Globe Award de Melhor Atar Cômico (Donald 0'Connor). Indicações para o 0scar de Melhor Atriz Coadjuvante (Jean Hagen) e Trilha Sonora.

[Ao som de "Sunrise, Sunset" de Sheldon Harnick e Jerry Bock]

7 comentários:

Micha disse...

Este filme é perfeito.Foi um dos primeiros musicais que vi e logo me apaixonei.
É um clássico e merece ser visto.
Outro filme de Genne Kelly e Frank Sinatra que merece ser visto é A bela ditadora.
Perfeito!!!!!

Érica Azevedo disse...

The best! eu adoro musicais! Assista a Westside story (amor, sublime amor, em português). O primeiro musical que eu assisti foi Evita, mas não gostei. Achei monótono. Fiquei 10 anos sem ver musicais, mas em 2007 vi um que considero o melhor: Across the universe. Já até postei sobre ele aqui...

José Júnior disse...

Ainda não assisti "Dançando na Chuva", mas tenho muita curiosidade em vê-lo. Quanto a Glee, foi paixão à primeira vista, sem dúvida, é uma das melhores séries que já assisti (e não canso de assistir).

Unknown disse...

Eu sou apaixonada por musicais, ao contrário de vc...
E sinceramente não vi melhor musical que Cantando na Chuva...
Ele é inteligente e preciso, uma vez que no filme se fala sobre a transição do cinema mudo para o falado; Singin' in the rain nasce na transição do cinema p&b para o colorido!
E Gene Kelly eDonald O'Connor estão perfeitos!!!

;D

Unknown disse...

Eu também não era fã de musicais. Comecei a ver o seriado Glee através de vc. Nunca imaginei gostar de musical, de tanto ver, começo a cantar "do nada".rs* (quem me dera se eu tivesse voz afinada pra cantar pra todo mundo ouvir(#off).rs
Gostei muito do seu texto e espero q vc me empreste o DVD pra eu poder ver o filme "Cantando na chuva".
=D

Lelinha disse...

#miacabo em músicais. Sempre gostei. Cantando na Chuva acho que foi o meu primeiro tbm. Tow vontando a escrever, meuxuxu.

Beijoooo..

Unknown disse...

RAFA, DEMOREI PARA VIR LER TEUS TEXTOS , MAS ADOREI ! ME SENTI LENDO UMA RESENHA NA REVISTA BRAVO , ÍCONE DA CULTURA. TÁ ÓTIMO ! PARABÉNS .

BEIJOSS