sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Olímpiadas 2016, um Rio de autoestima





"Um Deus nos acuda", "Cada um por si"... É assim que a maioria dos cidadãos brasileiros - em especial, o carioca - expressa sua visão sobre o nível de segurança no país. O mesmo se pode dizer da saúde, dos transportes, da infra-estrutura.
A julgar pelo relatório de avaliação dos projetos das cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2016, divulgado esta semana pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) , a expectativa de melhora real no cotidiano dos cariocas pode finalmente virar realidade. Excetuando-se os setores de hotelaria e transportes, houve elogios a todas as propostas e garantias apresentadas pelo Rio de Janeiro, inclusive na área de segurança.

Qualquer desconfiança quanto à materialização desses planos, em caso de vitória (o resultado será anunciado em 2 de Outubro, em Copenhagen, na Dinamarca), se justifica, principalmente, quando olhamos para o nosso passado recente. Os Jogos Pan-Americanos de 2007 foram um sucesso. A promessa de legado, um fracasso.
No entanto, não há motivo sólido para não acreditar na capacidade do Brasil de pôr em prática o que apresentou ao COI, ao mundo e, claro, à população do Rio. Num momento crucial da disputa, restando menos de um mês para da escolha cidade-sede, é preciso deixar o pessimismo de lado.
Não se trata de ser ingênuo, fechar os olhos e se deixar levar por mais bravatas federais, estaduais e municipais.

Mesmo com todo o apoio do povo carioca (segundo o COI, 85% dos cidadãos querem os Jogos no RIo), assusta o excesso de autocrítica e descrença da população com relação ao potencial do Brasil em organizar eventos como este - lembra o tão falado "complexo de vira-lata", termo forjado por Nelson Rodrigues).
As chances de vitórias são boas, embora a disputa ainda esteja apertada. O Rio de Janeiro, que entrou nesta "final" pela porta dos fundos, com a eliminação da candidatura de Doha, cujo projeto previa os Jogos de 16 fora do calendário padrão do COI, melhorou seu projeto, se preparou para brigar de igual para igual com Madri, Chicago e Tóquio e recebeu aplausos após suas apresentações a membros do Comitê Olímpico em diversas ocasiões. Além disso, o projeto do Rio foi o único a ser classificado como de "muito alta qualidade".

As outras postulantes já temem a candidatura carioca. O mundo olha para a capital fluminense como a grande favorita. E no Brasil? Ah, infelizmente, nós ainda não nos descobrimos como uma grande nação, forte e próspera. Mas ainda temos tempo de mudar esse sentimento de pequenez, mesquinhez e inferioridade. Vejo uma chama no fim do túnel - é só a gente cobrar e fiscalizar.

Esperança. Isso sim é Brasil.
Para mais detalhes e notícias sobre a disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016, confiram o blog de Michel Castellar, no Lancenet.

9 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Esperança? Há esperança de melhoras efetivas no Brasil, mas elas nunca acontecem. Meus avós falavam todos os dias disso... E a violência? Assaltos? Moradores de rua? Problemas com o trânsito do Rio? O sucateamento dos ônibus que vão para a zona oeste, são piores os que moram lá? [Vide também o número de ônibus por habitantes na zona oeste comparado a zona sul, é bizarro!] O quase esgotamento do transporte público nas grandes capitais? São Paulo então... melhor nem pensar! E os outros milhares de problemas sociais que aqui existem? E a saúde, que no inverno tem a gripe suína e no verão a dengue? O brasil [com 'b' minúsculo mesmo!] devia retirar a candidatura, olhar para si e tentar consertar os problemas, trazer melhorias para o povo que aqui vive e trabalha todos os dias com a falsa esperança de que o país vai melhorar... o brasil deve isso a essa gente. E não fazer essas "melhorias" fugazes e paliativas por ser o país no qual teve uma cidade escolhida para sediar um grande evento como esse. Justo?

Rafael Barbosa disse...

Oliver, seu protesto é legitimo. no entanto, quantas cidades no mundo são perfeitas?
todas as candidatas tem problemas, os mais diversos possiveis.

evidente que seria melhor que as mudanças sociais ocorressem pelo simples cumprimento da OBRIGAÇÃO de todo governo. mas se há um evento que pode provocar grandes transformações na cidade, qual é o problema?

o rio ficará em evidencia, ganhará importância. assim como o país de maneira geral.
os projetos estão ai. as garantias foram dadas. se formos esperar o país ficar perfeito, não receberemos nem mundial de bola de gude.

acho que os Jogos, pelo menos, são um bom pretexto para a melhora da qualidade de vida dos cariocas. é o que a gente espera.

Rodrigo Campos disse...

Sempre estive a favor desta candidatura, desde a época que esta estava desacreditada. Realmente, o Rio precisa melhorar em muitos aspectos, mas todas as cidades têm problemas. Vejam Pequim! Quantos problemas, começando pela política e passando pelo alto índice de contaminação do ar! E eles sediaram os Jogos! Vide Atenas! Uma cidade que vive engarrafada.. parece até São Paulo. Com problema de corrupção. Orçamento "estranho". Instalações acabadas às pressas. E tá na Europa! E sediou os Jogos! Vide Atlanta! Só ganhou os Jogos devido aos investimentos da Coca-Cola! Deu prejuízo. Teve atentado terrorista. Mas sediou os Jogos. Vide Barcelona! A cidade, segundo dizem, era um horror de tão feia e sem estrutura alguma. Uma cidade com altos indices de criminalidade (desde os tempos de Cervantes). Mas o presidente do COI na época era espanhol. E Barcelona sediou os Jogos. Hoje, dizem, é outra cidade. Urbanisticamente impecável. Será que não pode ocorrer o mesmo com o Rio?!

A questão é simples. Chegam pra vc e te perguntam: voce pode receber durante 15 dias o maior evento do mundo na sua casa? Sim ou não? Se puder, otimo! É só arrumar a casa e deixar a festa acontecer!

O Rio acha que pode receber essa festa, ainda que tenha que reformar quase a casa toda. Algum problema nisso? Se for realmente deixar os legados prometidos no dossiê, a cidade será transformada e teremos em 6 anos avanços que não tivemos em 20 ou mais. Falo de transporte mesmo! Mais de 20 anos para o metro chegar na Baixada... chegaria na Barra em 4 anos!

Bom, eu apóio, acho td mtu bonito. Mas ja que vão fazer a festa no meu quintal, que pelo menos me deixem algumas melhorias... Se não, não terá valido a pena!

Rafael Oliveira disse...

Não vejo problema algum em melhorias acontecerem, só acho ruim que sejam apenas por conta de um grande evento. E todos os outros anos que estavam ruim? As pessoas mereciam então enfrentar tais problemas? Se estão sendo resolvidos agora, por conta dos jogos, pq não foram resolvidos antes?

Não sou contra aos jogos serem sediados aqui, mas acho que os investimentos poderiam ter sido feitos antes e/ou aplicados agora em algo que realmente vai fazer diferença na vida do carioca.

Érica Azevedo disse...

A verdade é que temos, sim, essa visão pequena. Nos falta puxar mais o saco do que é nosso. Todos os povos fazem isso.
É claro que temos coisas mais importantes para nos preocupar e que, os governantes deveriam investir também em outras coisas. Mas eu acho que isso vai ser muito importante pra levantar a auto-estima do povo brasileiro e o respeito internacional. Podemos ser mais do que só país do futebol!

Érica Azevedo disse...

Esqueci de dar meus Parabéns pelo texto e pela "volta" do Rafa. Muito boa escolha! E não nos abandone, por favor!

Anônimo disse...

RAFAEL BARBOSA

concordo totalmente com você, érica.
as olimpiadas podem ser um grande estímulo para aumentar o orgulho nacional, que virá com o possivel sucesso na organização da competição e com a materializãção dos planos de melhora para a vida dos cariocas.

e obrigado pelo elogio. hehehe
"eu volteeeei. agora, pra ficar" (grande roberto carlos hehe)

Rafael Oliveira disse...

Welcome backkk buddy!

Unknown disse...

Não acredito em nada disso, o que o Rio vai ganhar com isso? Vou te dizer a população ficará presa em engarrafamentos piores do que ja existem. Porque? Porque as ruas serão fechadas para a passagem somente dos atletas e dos pagantes para os jogos e só? O que ganhamos com os Jogos do pan? Cade o dinheiro que a cidade ganha no final dos jogos para ser investido em infra estrutura, que nao existe no Rio? Que palhaçada sou carioca da gema e totalmente contra isso....