sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A gente perde o acento, mas a ideia continua

Todos sabem que com o passar do tempo algumas coisas caem. Até na ortografia. Agora, chegou a vez do acento agudo, que nas palavras paroxitonas com ditongos abertos (alguém que entenda de português me corrija se eu estiver errado.) não será mais utilizado.

Por conta disso - e na tentativa de estar sempre atento às mudanças e em acordo com as transformações -, o NoveIdeias sofre uma pequena alteração. De fato, as IDEIAS mudam - mas o perfil do blog continuará o mesmo.

Desde o dia 1º de Janeiro de 2009, o Brasil e os outros seis (ou sete, não sei ao certo) países cuja língua oficial - ou pelo menos uma delas - é o Português têm novas regras ortográficas - e mais: uma única maneira de grafar as palavras.
Obviamente, não será fácil reaprender a escrever. Tem gente que é contra e tem gente que é a favor. Mas se é inevitável, por que adiar? É melhor se acostumar o mais rápido possível.

E não dava para ser tão pego de surpresa assim. O novo acordo ortográfico já havia sido definido há algum tempo e vinha sendo 'negociado' há alguns anos, além de ter sido amplamente divulgado nos meios de comunicação.

Além disso, virão também os novos dicionários - antes, erradamente chamado 'pai dos burros' e, hoje, pai de todos. Escrever corretamente vai depender do esforço de cada um.