sábado, 15 de novembro de 2008

I can't forget the time or place



Cena da música "Something", de George Harrison

Sábado á noite e todo mundo espera alguma coisa. Qualquer coisa! Pelo menos os populares, como diz o Cadu. A única coisa que eu não esperaria era uma ligação da Renata.
E já eram dez e meia quando ela me ligou me convidando para ir dormir lá. Ela já havia até me falado sobre o filme, mas não havíamos determinado uma data para assistí-lo. O horário era meio complicado, estava tarde. Mas eu fui, e incrivelmente consegui acertar o caminho sozinha, com uma ajudinha da Renata, claro, mas eu consegui. E foi inédito.
O filme era um musical somente com canções dos Beatles chamado Across the universe. Eu nunca tinha ouvido falar do filme, apesar de ter sido lançado no começo do ano. Falando sobre a minha impressão em relação sobre o filme, não há como descrevê-la com apenas uma palavra. É incrível, emocionante, especial, diferente, passional. Me pergunto como nunca ninguém tinha feito isso antes! Será que alguém antes já havia pensado nisso? Um musical apenas com música da banda que é considerada a Melhor de todos os tempos. Eu não sou fã de Beatles, e realmente conhecia muito pouco até assistir esse filme. Mas acho que as músicas da banda têm uma característica especial de atemporalidade e simplicidade que as tornam lindas em diversos arranjos, compassos, interpretações e seja lá o que for de musical.
Os personagens do enredo tem nomes cujas referências estão nas músicas dos Beatles. A história é sobre um romance entre um jovem inglês chamado Jude (Hey, Jude) que viaja para os Estados Unidos em procura de seu pai, que abandonou ele e sua mãe antes de seu nascimento, e Lucy (Lucy in the sky with diamonds) uma jovem americana, irmã de Max, que se tornou amigo de Jude. Max estuda em Princeton, onde o pai de Jude trabalha como zelador. Lá os dois se conhecem e se tornam amigos. Max possui um espírito rebelde e impetuoso, e convence Jude a se mudar com ele para Nova York, enquanto Lucy aguarda o retorno de seu namorado, Daniel, que foi lutar na guerra do Vietnã. Um tempo após receber a notícia da morte de Daniel, Lucy vai passar um tempo morando com seu irmão Max e seu amigo Jude, numa pensão onde eles alugaram um quarto em Nova York. Lucy e Jude se apaixonam, porém a maneira de Lucy ver o mundo começa a mudar a partir do momento em que ela passa a presenciar os protestos nas ruas da cidade e do país contra a Guerra do Vietnã e partir do momento em que Max é convocado para a guerra. Lucy se envolve com rebeldes em movimentos de protesto e isso provoca uma grande dificuldade de relacionamento entre ela e Jude. E é nesse enredo que os fatos se desenvolvem e é claro que não irei contar a história toda aqui.
O filme conta com um elenco desconhecido, porém muito talentoso, que dá uma roupagem muito bonita musical, unida à simplicidade da música dos Beatles. O ator que interpreta Jude (Jim Sturgess) pode ser visto no filme 21 (Quebrando a banca, em português), onde interpreta o personagem Ben Campbell.
A direção é de (Julie Taymor) mesma diretora do filme "Frida", de 2003, e conta com uma pequeníssima participação da atriz Salma Hayek interpretando uma enfermeira e de Bono Vox, interpretando um tal senhor psicodélico.

domingo, 2 de novembro de 2008

Falando em Estados Unidos...

Caramba. Quando tempo! Finalmente consegui voltar a escrever aqui no "NI". Vim rapidamente fazer um comentário e acrescentar uma novidade ao blog.
Logo abaixo da nossa logo, agora há um relógio que conta os dias, as horas e os minutos para que George W. Bush deixe a Presidência americana.
Diferentemente do Brasil, onde os novos mandatários assumem no primeiro dia do ano, lá nos "States" os vencedores do pleito geral juram seus cargos no dia 20 de janeiro.
E quem sairá vencedor da próxima votação para presidente dos Estados Unidos?

Confusa, a eleição americana permite voto antecipado. Estranho. Muito estranho. Ainda tento ver uma explicação razoável.
A disputa envolve o republicano John McCain e o democrata Barack Obama. Se você tiver entrado aqui antes do dia 4 de novembro, ainda pode dar um palpite sobre quem sairá vitorioso - sabe-se lá como funciona a cabeça dos americanos.
Caso entre depois, poderá ver se eu acertei o meu palpite. Acho (e espero) que dá Obama.
Curiosamente, a revista Época que vai chegar às bancas nesta segunda-feira traz Obama na capa e pergunta: Por que o mundo quer Obama? - O que o primeiro negro a um passo da Casa Branca representa para a economia global, para o futuro do planeta - e para a sua vida?

A resposta ainda não sei, mas vou conhecer após ler a matéria - o que vai acontecer exatamente agora.
Abraço a todos.